Friday, September 17, 2010

Gal Costa e Caetano Veloso Domingo

Gal Costa e Caetano Veloso: Caetano Veloso e Gal Costa escreveram os seus nomes na história da MPB de forma imarcescível, unindo com magnificência indissolúvel, voz e melodia, poesia e lirismo, masculino e feminino, autor e musa, música e MPB. Gal Costa é a intérprete maior de Caetano Veloso, a sua voz é a estética musical perfeita da obra do baiano, ambos são gêmeos siameses, que mesmo quando separados, deixam um no outro algum órgão visceralmente intrínseco. Para percebermos este elo que une o dois, temos que nos remeter ao começo de tudo.

Download Gal Costa e Caetano Veloso Mp3 Albums

Gal Costa & Caetano Veloso-O Ciúme(vcd-ntsc)

Gal Costa & Caetano Veloso-O Ciúme(vcd-ntsc)

Gal Costa & Caetano Veloso - Que Pena

Música de Jorge Ben, sucesso de Gal e Caetano no final dos anos 60.

Gal Costa & Caetano Veloso - Baby

1969

Sorte - Gal Costa e Caetano Veloso

Composição: Celso Fonseca / Ronaldo Bastos Tudo de bom que você me fizer Faz minha rima ficar mais rara O que você faz me ajuda a cantar Põe um sorriso na minha cara, meu amor Você me dá sorte, meu amor Você me dá sorte, meu amor Você me dá sorte na vida! Quando te vejo não saio do tom Mas meu desejo já se repara Me dá um beijo com tudo de bom E acende a noite na Guanabara, meu amor Você me dá sorte, meu amor Você me dá sorte, meu amor Você me dá sorte de cara!

Gal Costa, com a sua voz rara, já se afirmava como quem queria fazer uma carreira sólida, e mesmo dividindo o disco com Caetano Veloso, já se impõe e escolhe os compositores que quer interpretar além do companheiro baiano. Com uma sonoridade poética e saudosista, o álbum identifica-se com a Bossa Nova, somando características próprias. Lançado em julho de 1967, ele surge às vésperas da explosão da Tropicália, já nascendo ultrapassado na mente fértil e criativa de Caetano Veloso, onde já fervilhava idéias e projetos que mudariam a história da MPB, tanto na forma de compor, como na de cantar. Em novembro daquele mesmo ano, Caetano Veloso apresentava-se com a singular “Alegria, Alegria”, distanciando-se milhas do seu álbum de estréia. João Araújo contratou Gal Costa e Caetano Veloso, na impossibilidade de produzir dois álbuns, juntou-os em um só
[...]

No comments: